sábado, 27 de dezembro de 2014

Tortillas Mexicanas

melhores tortillas 
mexicanas everrr! 

Férias, um tempão que não posto nesse blog e junta aí a minha vontade de ANOS de testar uma receita de tortillas. Hoje foi o dia! O marido, já faz uns meses, trouxe do México uns temperinhos e também um ferro que abre a massa de tortilla (que descobri hoje, não funciona! hehe)  e já estava me cobrando usá-los mas me faltava tempo.

Comecei com uma receita que tinha visto no pinterest com fotos lindas, ilustrativas (amo as fotos! =D). Deu zica! Muito óleo... ficou uma massaroca. Mas eu não ia desistir assim tão fácil, né? Fui no google e achei uma receita com quase 5 estrelas e que pareceu bem simples: http://thecafesucrefarine.com/2013/08/best-ever-homemade-flour-tortillas/

Amo essas estrelinhas que classificam as receitas. Sempre funcionam! =D Receita PER-FEI-TA! Aprovada! Pena só que eu não tinha todos os ingredientes... faltou o alface cortado fininho, o queijo eu improvisei com o tipo prato (ficou muito bom tb) e o sour cream, se eu tivesse feito ele mais cedo, teria ficado mais sequinho e mais cremoso. Mas o gosto ficou ótimo! ;)
 
Autora: 
Cozinha: International Mexicana
Serve: 16 unidades
INGREDIENTeS
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó Royal
  • ⅓ copo de óleo (girassol)
  • 1 copo de água morna 
INSTRUções
  1. Coloque a farinha, o sal e o fermento na batedeira. Com a pá própria para massa (um ferro em forma de espiral) ligue a batedeira no mínimo para ir misturando os ingredientes secos. Adicione aos poucos o óleo e a água com a batedeira ligada na velocidade média. Misture por um minuto e vá com uma espátula incorporando a massa que fica  presa nos cantos. Quando começar a formar uma bola de massa, diminua a velocidade da batedeira para a mínima e continue batendo por mais um minuto ou até a massa ficar bem lisinha. 
  2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Divida a massa ao meio, depois ao meio novamente e vá fazendo assim até obter 16 pedaços de massa. Faça delas 16 bolinhas. CUBRA COM UM PANO para nao ressecar e deixe descansar por 15 minutos.
  3. Aqueça uma frigideira no fogo médio-alto. Abra cada bolinha em círculos o máximo que conseguir (mais ou menos 17 cm de diâmetro). Quanto mais fina, melhor. Essa massa é bem fácil de abrir. Em segundos com um rolo enfarinhado você consegue. Nao empilhe a massa crua pois ela vai ficar ruim. Empilhe apenas depois de assa-la. 
  4. Abra um pano de prato limpo e reserve. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o circulo de massa para assar (nao precisa untar a assadeira). A massa vai fazer umas bolhas de ar por baixo, entao pode virar. Dá mais ou menos um minuto de um lado e 30 segundos do outro. Ela fica douradinha, principalmente onde estão as bolhas de ar. Vá colocando elas prontas em uma pilha, no pano de prato aberto. Conforme coloca a tortilla quente, cubra com o mesmo pano. No fim, estarao todas quentinhas e bem macias! =D
  5. Se fizer para usar depois, coloque em um pote que feche hermeticamente. Pode congelar também mas as separe com papél manteiga para nao grudarem e dentro de um saco ziploc.
  6. A carne eu temperei com taco seasoning. Um envelopinho que eu comprei no Pão de Açúcar que faz toda diferença no sabor do taco mas que dá para fazer em casa também. Isso fica pra outro post. 




SOUR CREAm CASEIRO (CREME AZEDO)


  1. 1 pote de coalhada natural
  2. gotinhas de limão ou vinagre
  3. sal a gosto
Coloque a coalhada em um pano de prato limpo e amarre em um lugar onde o soro possa drenar facilmente (ou coloque em uma peneira apoiada em um vidro ou panela de forma que fique pingando o soro). Deixe ate ficar uma massa mais sequinha. Misture as gotinhas de vinagre ou limão e tempere com sal a gosto. 


Sem comentários: